Projetos Sociais

Ocean Films | Projeto Mar à Vista - O Desafio da Sustentabilidade no Mar Brasileiro

Por que a morte dos oceanos põe em risco nossa própria vida? Como proteger a imensidão azul que cobre 70% do planeta? É possível reverter os danos causados ao mar pela ação do homem?

Em busca de respostas, a série "Mar à vista" vai mostrar as mais recentes iniciativas para conter a destruição do mar brasileiro e preservar sua vasta biodiversidade, das águas profundas à zona costeira do Atlântico Sul.

A QGEP patrocina os cinco episódios da primeira temporada, via Lei Federal de Incentivo ao Audiovisual, onde o espectador poderá acompanhar as ações de comunidades, pesquisadores e ambientalistas que desenvolvem soluções inovadoras para os problemas mais urgentes que ameaçam o mar do Brasil.

Uma coprodução da Produtora Brasileira e Ocean Filmes, a série documental "Mar à vista" recebeu apoio da Unesco, Marinha do Brasil e do Instituto Oceanográfico da USP.

 

Instituto Compartilhar | Projeto Vôlei em Rede - Núcleos Rio/RJ

O Projeto Vôlei em Rede faz parte do Programa Socioesportivo do Instituto Compartilhar, entidade sem fins lucrativos idealizada pelo técnico multicampeão Bernardinho, e que vem gerando impactos significativos onde atua.

Em um ambiente acolhedor e divertido, os professores usam a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol que prioriza o ensino do esporte com valores (cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia) com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Além de incluí-los socialmente e oportunizar a participação em eventos diversos, o projeto incentiva hábitos de vida mais saudáveis em uma sociedade cada vez menos ativa.

No Rio de Janeiro, mais de mil meninas e meninos, estudantes de 15 escolas municipais, participam das atividades no contraturno escolar como forma de valorizar o papel transformador destas instituições, a entidade conta com a parceria da Prefeitura Municipal do Rio (Secretaria de Educação) e o patrocínio da Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP), via Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

 

Hospital Pequeno Príncipe | Projeto Saúde Integral

A QGEP apoia o Hospital Pequeno Príncipe, o maior hospital pediátrico do Brasil, que disponibiliza até 70% de sua capacidade ao SUS e realiza, por ano, mais de 300 mil atendimentos a meninos e meninas de todo o país.

Com 99 anos de história, o Hospital, localizado em Curitiba, é referência nacional em pediatria e promove saúde, com excelência técnico-científica e humanização, a milhares de crianças e adolescentes em mais de 30 especialidades médicas, como oncologia, cardiologia, ortopedia, neurologia, entre outras.

A empresa apoia o Saúde Integral, projeto que contribui para a efetivação dos direitos fundamentais dos pacientes e o acolhimento integral de seus familiares, favorecendo a assistência à saúde de qualidade e humanizada, fortalecendo o vínculo familiar e garantindo uma série de serviços complementares. No último ano, o projeto ajudou a viabilizar mais de 10 mil assistências de psicologia, 87 mil atividades de voluntariado, 138 mil refeições servidas e 6 mil atendimentos a pacientes para continuidade dos estudos, por meio de acompanhamento escolar.

 

Hospital de Amor | Projeto Amparo ao Idoso

O Hospital de Amor de Barretos recebe pacientes de todos os estados brasileiros com um serviço 100% SUS, conta com médicos qualificados, produz pesquisas para aumentar os índices de cura e possui uma estrutura física e tecnológica inspirada nos melhores hospitais oncológicos do mundo.

O Projeto Amparo ao Idoso visa ampliar e qualificar ainda mais as iniciativas que envolvem o tratamento e assistência de idosos durante todo o processo de combate à doença, de forma 100% gratuita, via SUS. Incluindo – corpo médico, compra de medicamentos, hotelaria, assistência social e jurídica, realização de eventos de integração e humanização e capacitação dos profissionais. 

 

________________________________________________________________

Projetos já apoiados

Projeto Portinari

A empresa acredita na educação e, ao apoiar o Projeto Portinari, teve como objetivo valorizar a cultura, levando informação, educação e cultura para diversas localidades. 

A parceria teve início em 2010, com apoio ao Projeto Guerra e Paz através do desenvolvimento do Portal Portinari, um extenso site que disponibiliza, gratuitamente, o acervo do Projeto Portinari ao grande público.

Entre 2011 e 2014, no âmbito do Projeto Portinari para Todos, foi iniciada a itinerância da exposição "Arte e Meio Ambiente" - com 22 reproduções de obras de Portinari e capacitação de professores de escolas públicas em parceria com as secretarias de Cultura dos municípios atendidos. Estreando no sul da Bahia, pelas cidades de Ilhéus, Canavieiras, Una e Belmonte. No ano seguinte, a exposição foi levada para a Rio+20 - permanecendo no Rio de Janeiro até dezembro, para então continuar por Resende, Duque de Caxias, Bom Jesus de Itabapoana, Maricá, São Francisco de Itabapoana, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Recife. Em São Paulo, passou ainda pelas cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Nos 4 anos de projeto, foram mais de 80.000 visitantes, 881 escolas contempladas e aproximadamente 600 professores capacitados.

 

Projeto Viva Vôlei 

Com foco na contribuição ao desenvolvimento das comunidades do entorno das áreas onde atua, a QGEP mantém projetos vinculados ao esporte, acreditando na interação e no trabalho em equipe para o desenvolvimento de um grupo ou comunidade. Por isso, ao longo de seis anos (2010-2016), apoiou o Projeto Viva Vôlei, aliando esporte, cidadania e inclusão social. 

Implantado nas comunidades de Campinhos e Canavieiras, no sul da Bahia, o projeto foi realizado em parceria com o Instituto Viva Vôlei e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Com a implementação do projeto, os núcleos Viva Vôlei / QGEP firmaram-se como um dos mais bem sucedidos programas sociais e esportivos da região. Beneficiando crianças em idade escolar e  suas famílias, com acompanhamento psicopedagógico. 

 

 

Última atualização em 2018-06-07T18:11:22

Downloads


Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos