Pesquisa e Desenvolvimento

O investimento constante em pesquisa e desenvolvimento é essencial para o setor de óleo e gás. Em parceria com universidades, a QGEP investe em projetos de pesquisa, sempre atendendo aos requisitos exigidos pelos órgãos reguladores. A Companhia busca sempre direcionar os recursos financeiros de P&D para ações que viabilizem o desenvolvimento de novas tecnologias. Assim, desde 2011, a empresa tem realizado projetos ligados a Meio Ambiente, Geologia, Geofísica e Reservatório.

Dentre os projetos, destacam-se os estudos de caracterização e monitoramento de ecossistemas da área costeira do sul da Bahia – Una, Canavieiras e Belmonte. As pesquisas envolvem estudos ambientais integrados para gerar conhecimento aplicável na mitigação de impactos ambientais das atividades exploratórias. Com esse trabalho, dados relevantes para a gestão sustentável do território foram levantados. 

Por diversificar as áreas de projetos para a aplicação dos recursos financeiros da produção, a QGEP contribui - junto às instituições renomadas de pesquisa como Fundação Coppe/UFRJ, LAMCE / UFRJ, UFBA,  UNICAMP/CEPETRO -, para ampliar o conhecimento de disciplinas ligadas às atividades de Exploração e Produção de hidrocarbonetos.

Ainda nesse sentido, a QGEP adquiriu uma linha de crédito com a Finep no valor de aproximadamente R$ 253 milhões em razão da inovação aplicada no sistema de produção antecipada no Campo de Atlanta. A Companhia combinou de forma inédita tecnologias já existentes no mercado, viabilizando a produção de óleo pesado em águas ultraprofundas no Brasil.

A inovação também é promovida por meio da participação em comitês setoriais, seminários e diálogos com a Academia, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Merecem destaque a participação ativa no Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em diferentes comitês, bem como o envolvimento em coordenações e outros comitês executivos da Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP), da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGF), da Society of Petroleum Engineers (SPE), da Associação Americana de Geológos do Petróleo (AAPG), do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), entre outros. Nesses fóruns, são discutidos assuntos de interesse da indústria, bem como a evolução técnica e de gestão do segmento. 

Última atualização em 2016-08-24T15:34:37

Downloads


Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos