Estratégia e Vantagens Competitivas

Com pioneirismo, profundo conhecimento das bacias brasileiras e gestão focada em resultados e crescimento, a QGEP conquistou uma posição privilegiada no segmento de óleo e gás do país. Adotando a estratégia de construir um portfólio diversificado e bem equilibrado, a Companhia se consolidou como uma importante Operadora independente em águas profundas ao longo da costa brasileira. 

A QGEP investe no crescimento  aquirindo novas concessões, por meio de farm ins  e rodadas de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).  Privilegia participações minoritárias e visa equilibrar seu portfólio entre blocos operados e não operados. Este crescimento é pautado pela constante procura por projetos exploratórios ou em fase inicial de desenvolvimento onde possa potencializar seu conhecimento técnico e as possibilidades de ganhos futuros. Sua independência, seu porte e a qualificação como operador A são fatores que proporcionam condições favoráveis para uma busca proativa de parcerias com outras empresas, incluindo players internacionais.

O fluxo de caixa constante de Manati aliado a uma disciplina de capital garantem a sustentabilidade financeira da Companhia, dando fôlego para a busca de novas oportunidades que permitam a reposição e o aumento significativo de suas reservas no médio e longo prazos.

O crescimento contínuo é assegurado por uma visão crítica na análise de oportunidades de negócios, pela adoção das melhores práticas de governança e  responsabilidade social.

Vantagens Competitivas

Portfolio de alta qualidade, balanceado e diversificado, com ativos na fase de produção, desenvolvimento e exploração

O portfólio engloba reservas de hidrocarbonetos, recursos contingentes e recursos prospectivos, resultando em uma base de ativos geradores de caixa e um banco de projetos exploratórios promissores. Destacam-se as expectativas de descobertas de consideráveis volumes de óleo leve em blocos no pré-sal da Bacia de Santos. Nas bacias emergentes, a Companhia detém interesse em áreas onde se esperam volumes de óleo ou gás significativos, com uma relação adequada de risco e retorno.

Experiência como Operador em águas profundas

Pioneira na obtenção da qualificação como Operador A; em 2012 a empresa tornou-se o primeiro operador independente brasileiro na área premium do pré-sal por sua atuação nos Campos de Atlanta e Oliva, em águas profundas da Bacia de Santos. Desta forma a QGEP está em posição privilegiada para a aquisição de novos ativos sem limitações operacionais, sendo um potencial sócio preferencial para novos entrantes, capaz de firmar parcerias com companhias nacionais e internacionais.

Parcerias diversificadas

A QGEP está presente em consórcios com empresas nacionais e internacionais, de diferentes portes e muitas delas experientes na operação de águas profundas. Essas associações proporcionam troca de conhecimento que aprimoram as práticas da QGEP na concepção de seus projetos.

Equilíbrio entre blocos operados e não operados

A Companhia tem a meta de aumentar sua presença como operador de águas profundas no Brasil. Além de aplicar seus conhecimentos e qualificação técnica, como operadora, a Companhia é capaz de conduzir o processo exploratório e de produção com pró-atividade e aplicar seus parâmetros de excelência difundindo e consolidando sua marca. No entanto, este objetivo está condicionado à manutenção de uma estrutura  operacional fixa compatível com o seu estágio de crescimento e condições financeiras bem como aos seus critérios de exposição a risco. Por isso sua estratégia também contempla a participação em blocos não operados. Nestas parcerias, a QGEP absorve outros modos e práticas de operação, troca experiências e participa da soluções de problemas e pode aplicar sempre as melhores técnicas e práticas do setor.

Significativo fluxo de caixa proveniente de ativo em operação e posição financeira privilegiada

A QGEP é sócia majoritária no Campo de Manati que está  em operação desde 2007 e é um dos maiores campos de gás não-associado em produção no Brasil. A Companhia possui ainda um contrato de longo prazo para a venda de gás, com preço e volume definidos, o que lhe assegura um fluxo de caixa estável para manter sua operação e financiar parte de seus investimentos. Adicionalmente, possui posição líquida de caixa robusta e política de investimentos diligente, o que lhe confere confortável situação financeira.

Equipe técnica altamente qualificada, com experiência internacional

Composta por profissionais com sólida formação acadêmica, amplo domínio da geologia das bacias brasileiras e internacionais e das mais modernas tecnologias de produção e perfuração. Estes talentos ocuparam posições chave principalmente na Petrobras e atuaram tanto no Brasil como no exterior, em equipes responsáveis por descobertas de campos de extrema relevância, tais como Garoupa, Tubarão, Marlim, Albacora, Roncador, Piranema, Tiber, Akpo, Agbami, e no desenvolvimento de campos desafiadores, como Cascade, Chinook, Cottonwood.

Significativa experiência no setor de petróleo e gás natural, com suporte do Grupo Queiroz Galvão

A QGEP é uma das empresas integrantes do Grupo Queiroz Galvão, conglomerado industrial que atua há mais de 35 anos na cadeia de óleo e gás, com comprovado histórico de sucesso no desenvolvimento de importantes empreendimentos em diversos setores da economia.

 

Última atualização em 2016-08-23T15:10:21

Downloads


Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos