Emissões

A QGEP quantifica e monitora as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) através de uma metodologia alinhada as diretrizes do Petroleum Industry Guidelines for Reporting Greenhouse Gas Emission (Petroleum Guidelines). Estas diretrizes foram desenvolvidas pelo IPIECA (The Global Oil and Gas Industry Association for Environmental and Social Issues) em parceria com o API (American Petroleum Institute). O Petroleum Guidelines é baseado no Corporate Accounting and Reporting Standard (GHG Protocol).

Em 2016, a QGEP recebeu do CDP, antes conhecido como Carbon Disclosure Project, a nota B em performance e gestão do impacto das atividades referentes ao ano de 2015. Desde 2012, a empresa responde a seus investidores, por meio do formulário do CDP, sobre seu processo de inventário de emissões. A entidade, criada há 12 anos no Reino Unido, reúne mais de 700 investidores e incentiva o gerenciamento de emissões das empresas em todo o mundo. No Brasil, conta com a participação de diversas empresas em seu relatório anual de emissões.

Atualmente, a Companhia elabora o inventário de GEE, considerando suas atividades operacionais e em seus escritórios, com o auxílio de consultoria e software especializados. A dinâmica deste processo permite inclusão de novas fontes de emissões a medida que as atividades operacionais da QGEP vão se expandindo. Mais informações podem ser encontradas na seção “Relatórios Anuais”.

A QGEP adota a classificação das emissões de GEE, em escopos, sendo o Escopo 1 as emissões diretas, provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pela organização, o Escopo 2 as emissões indiretas, provenientes da aquisição de energia elétrica que é consumida pela empresa e o Escopo 3 as outras emissões indiretas (são uma consequência das atividades da organização, mas ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas pela organização). A Companhia considera a abordagem de controle operacional e calcula sua intensidade energética, indicador sugerido pela nova versão G4 das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). 

Também em 2016, a QGEP realizou a verificação de terceira parte do seu inventário. Após a auditoria realizada com base no relatório de 2015 e no software especializado de gestão de emissões, a empresa recebeu o certificado de verificação conforme as especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol e Norma NBR ISO 14064-3:2007. A companhia também decidiu pela associação ao Programa Brasileiro GHG Protocol para promover uma cultura permanente de elaboração de inventários corporativos de gases de efeito estufa (GEE). Clique aqui e consulte as emissões por escopo da QGEP.

Última atualização em 2016-11-10T17:15:16

Downloads


Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos