Bacia do Espírito Santo

Localizada na margem continental brasileira, na costa do estado do Espírito Santo, a Bacia marítima do Espírito Santo tem produção de petróleo e de gás natural em águas rasas e profundas, e várias descobertas comerciais em águas ultraprofundas. Esta bacia, em sua porção marítima, possui uma área de cerca de  e é responsável por aproximadamente 2% do óleo e 7% do gás produzidos no Brasil, e possui outras áreas com grande potencial exploratório. 

Apesar dos poços perfurados nessa bacia, que atingiram a seção pré-sal, não terem constatado bons reservatórios, não se descarta que em regiões mais afastadas das fontes de sedimentos siliciclásticos, possamos ter a presença de carbonatos microbiais semelhantes aos encontrados nas Bacias de Campos e Santos.

 

Blocos ES-M-598 e ES-M-593

Na 11ª Rodada de Licitações  da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, a QGEP adquiriu 20% de participação em duas concessões localizadas em águas profundas da Bacia do Espírito Santo: os Blocos ES-M-598 e ES-M-593. 

Os prospectos identificados são do tipo sub-sal, pós-sal e também da seção pré-sal. Os principais reservatórios até o momento são da seção do cretáceo superior e as rochas geradoras são da seção albiana/turoniana. Os blocos estão localizados em uma área de fronteira, dentro da bacia já madura, e ficam próximos a diversas descobertas comerciais. O fluido esperado na região é predominantemente óleo leve.

No programa exploratório mínimo (PEM) firmado com a ANP, há a previsão de sísmica 3D para os dois blocos e também o comprometimento de um poço exploratório no Bloco ES-M-598. Em relação ao conteúdo local, para ambos os blocos, o compromisso é de 37% na fase de exploração e 65% na fase de produção. A aquisição sísmica 3D já foi realizada na área e os dados sísmicos estão em fase de processamento. A perfuração do poço comprometido está prevista a partir de 2017.

Última atualização em 2015-04-30T15:37:14

Downloads


Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos