Bacia de Ceará

Situada na costa do estado do Ceará, na porção leste da margem equatorial brasileira, a Bacia do Ceará, apesar de ser produtora de óleo e gás na sua porção de água rasa, ainda é considerada uma bacia de nova fronteira. Possui uma área offshore de aproximadamente , e é limitada pelo Alto de Fortaleza com a Bacia Potiguar ao sul e pelo Alto de Tutoia com a Bacia de Barreirinhas ao norte. O início das atividades de perfuração na porção offshore foi em 1971 e a primeira descoberta ocorreu em 1977, com o Campo de Xaréu, em águas rasas. Ainda não há descoberta comercial em águas profundas  dessa bacia, apenas notificação de descoberta em reservatórios de sua seção rifte.
 


De acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, divulgados em 2013, a Bacia está entre as dez responsáveis pela produção de óleo e gás em águas rasas no Brasil com expectativa de descoberta de óleo leve em águas profundas. Possui quatro campos – Xaréu, Curimã, Espada e Atum – em operação por outras empresas, com produção de de petróleo e  de gás natural, em 2012.

 

Bloco CE-M-661

A QGEP possui participação de 25% no consórcio do Bloco CE-M-661, o qual foi adquirido na 11ª Rodada de Licitações da ANP, ocorrida em maio de 2013. 

O Bloco está localizado em águas profundas e o tipo de prospecto que se busca é similar aos que resultaram em descobertas nas bacias no Oeste da África (Costa do Marfim e Gana), na Guiana Francesa, em Sergipe e Alagoas. Os principais reservatórios estão localizados no intervalo do cretáceo superior e as rochas geradoras são da seção cenomaniana/turoniana, na sequência pós-sal. 

No programa exploratório mínimo comprometido com a ANP, há a sísmica 3D para todo o bloco, bem como um poço exploratório. Em relação ao conteúdo local, o compromisso é de 37% na fase de exploração e 65% na fase de produção.

Os dados sísmicos 3D já foram adquiridos e processados. O Consórcio está realizando a interpretação dos dados e a avaliação do potencial do Bloco. 

Última atualização em 2017-01-24T17:25:39

Downloads


Apagar este documento do carrinho
Limpar Lista Baixar Documentos